sexta-feira, 5 de outubro de 2012

A piramide das necessidades das mulheres

     Hoje vendo um post e os comentários sobre os papéis da mulhermãeesposadonadecasaetc no blog vidaorganizada.com pensei que talvez a minha piramide de necessidades  de mães pudesse ajudar.
     Ela é muito útil principalmente nos momentos em que me sinto sufocada no "mar das muitas atuações" e me ajuda a me centrar e focar no que é importante.
A versão original da pirâmide faz parte da teoria das necessidades humanas de Maslow e foi inspirada em thehappiestmom.com/2012/05/mothers-hierarchy-of-needs :




1) Coloque o oxigênio em você: A base da piramide representa as ações que  fazemos para nós mesmas como sobrevivência básica (comer, dormir, tomar banho, correr, ouvir música, meditar, etc) e sem as quais não conseguimos ir muito longe sem ficar doentes ou extremamente estressadas.

2) Coloque o oxigênio nos seus: como segunda etapa temos o bem estar de nossa família (filhos, maridos, pais, etc) e com a manutenção de suas necessidades básicas de conforto, alimentação, atenção, amor etc. 

3) Cuide do que é seu tem a ver com o  nosso ambiente ( nossa casa, carreira, relacionamentos afetivos e bens materiais ( finanças, automóveis, etc).

4)Visualize além do horizonte nos leva a focar sobre planos de médio e longo prazo, sonhos e desejos que queremos conquistar, além disso nos remete ao planejamento de metas para alcançar objetivos.

5 ) E no topo olhe ao redor não nos deixa esquecer da importância de contribuir com um mundo melhor seja através de ações macro como participação com caridade, crescimento de grupos e pessoas ou simplesmente como indivíduos preocupados com um mundo melhor.


   De cara pode parecer muito egoismo da minha parte ter no primeiro nível as minhas necessidades mas  percebo que realmente faz toda a diferença na disposição e clareza para vivenciar o dia a dia o que melhora minha atuação também no outros níveis.
   De qualquer forma fica a dica. Vocês podem utilizá - la como está ou adaptarem para o que acham importante. O legal é que busquemos alternativas de estar bem para aguentar "o tranco" da nossa vida de muito papéis.

   E você tem uma forma de classificar suas necessidades? Comente, participe. Sua opinião pode ajudar muitas mulheres!

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

VOCÊ LUTA CONTRA O TEMPO?





         Diariamente milhões  de mulheres lutam para equilibrar seus vários papéis como seres humanos, esposas, mães, profissionais ,etc.
         As mulheres desempenham vários papéis em um único dia e  chegam a lidar com 30% mais  urgências diárias do que os homens.
        Você já pensou em como é o seu dia a dia? O que e quanto  você  faz em 24 hs? Sobra tempo para você se reenergizar? Como você consegue fazer isso?